Dicas de Saúde - Cuidados e Orientações com Aparelhos Fixos

Voltar

 1 – Escove os dentes logo após as refeições com a escova de dente normal e com o a escova interdental. Após a escovação utilize fio dental (o “passa fio” pode ser utilizado para auxiliar no uso do fio dental). Para completar a limpeza dos dentes e do aparelho, use a escova unitufo entre os dentes e ao redor dos braquetes. Faça bochecho com solução Fluoretada uma vez por dia. Lembre-se que o aparelho facilita o acúmulo de placa bacteriana e por isso seus cuidados com a higiene oral devem ser aumentados.


2 – Evite alimentos açucarados e pegajosos (chicletes, balas de goma, caramelo, torrone, etc.). Ao invés de cortar alimentos com os dentes da frente (maçã, cenoura, churrasco, sanduíches, etc.) utilize uma faca. Não morda alimentos quebradiços (Gelo, bala, pé de moleque, rapadura, amendoim, pipoca, castanhas, etc.), estes alimentos podem quebrar o aparelho.

3 – Evite também alimentos que tenham muitas fibras (abacaxi, manga, cana-de-açúcar, etc.). Estas fibras são difíceis de remover do aparelho. Pode-se fazer suco com estes alimentos. Alimentos que possuem muitos corantes, normalmente alteram a cor dos elásticos do aparelho e devem ser evitados, principalmente pelos pacientes que usam aparelhos estéticos.

4 – É normal o paciente sentir um incômodo nos dentes nos dois ou três primeiros dias após as ativações. Se você estiver sentindo dor, dê preferência a alimentos pastosos, tome um analgésico e nos informe o ocorrido.

5 – Em caso de quebra ou perda de alguma peça do aparelho, informe a nossa equipe para que um horário maior e o material necessário para o reparo do aparelho sejam providenciados.

6 – Caso o aparelho o esteja machucando, ligue para o consultório para receber instruções de como proceder. Ceras ou silicones (que serão fornecidos pelo consultório) podem ser utilizados para proteger a gengiva ou a bochecha até que você possa ir ao consultório para fazer o reparo do aparelho.

7 – O correto uso dos aparelhos auxiliares e dos elásticos intrabucais é fundamental para o bom andamento do tratamento. Faltas, atrasos, peças soltas, perda de peças, displicência no uso dos elásticos ou de aparelhos acessórios levam a um indesejado aumento do tempo do tratamento. Um tratamento bem sucedido e dentro do prazo estipulado depende em grande parte da colaboração do paciente.

8 – Desejamos que o seu tratamento ortodôntico seja o mais rápido e confortável possível. Sempre que houver alguma dúvida, pergunte-nos. Ficaremos felizes em orientá-lo.
 



Voltar

Rua Cussy de Almeira Jr., nº 765-A - Araçatuba - SP
CEP 16.010-400
Telefones: (18) 3622-3358 / 3625-2605 / WhatsApp 99672-3358