Dicas de Saúde - Higiene do Sono – Dicas para dormir melhor

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 Alguns procedimentos podem ajudar a melhorar a qualidade do sono:

Perda de peso, no caso de ser excessivo, pode ajudar em muito o tratamento da apneia do sono. Por vezes, perdas de cerca de 5% do peso podem melhorar francamente a respiração noturna, tornando o sono mais reparador e diminuindo os sintomas diurnos.

Evite alimentação forte e em grandes quantidades, e atividades físicas nas 4 horas antes de dormir.

Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes ("despertam").

Evite álcool ao jantar ou pelo menos 2 horas antes de ir para a cama: o álcool deprime a respiração tornando as apnéias mais frequentes e graves.  

Evite fumar.

Evite medicamentos para dormir, pois a grande maioria agrava a apneia do sono.

Evite privação do sono (ficar sem dormir ou dormir poucas horas).

Mantenha rotina no horário de dormir e acordar, com temperatura agradável no quarto, com pouca luz e silencioso, isso ajuda a induzir o sono.

Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo, nem leve livros estimulantes ou trabalho para a cama.

Não vá pra cama sem sono e evite levar as preocupações para a cama.

Tire da cabeceira o telefone celular e relógios.

Tome um banho quente, de preferência na banheira, para ajudar a relaxar antes de ir dormir.

Utilize colchão adequado ao seu peso e altura, confortáveis e silenciosos.

Tente dormir de lado, pois muitas pessoas sofrem de apneia apenas quando estão deitadas de costas (determinados truques simples podem ser úteis tais como a bola de tênis presa nas costas do pijama, que obrigará a uma posição lateral durante o sono).

Medicação prescrita pelo médico para aliviar a congestão nasal, caso esta exista, pode ser útil na redução do ronco e da apneia do sono.

                             Tenha um ótimo sono e viva melhor!



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