Dicas de Saúde - Hábitos Saudáveis de Higiene Bucal

Voltar

- USO DE FIO OU FITA DENTAL

O fio ou fita dental são usados para remover a placa bacteriana que se deposita nos espaços entre os dentes e a gengiva, pontos que as cerdas da escova não alcançam. É nessa região que a cárie e as doenças da gengiva se manifestam com maior frequência, portanto, sua limpeza é de fundamental importância!

- COMO UTILIZAR:

http://www.odontolest.com.br/img/passoapasso01.jpg

1 - Retire cerca de 50cm de fio/fita dental. Enrole a maior parte no dedo médio de uma das mãos e o restante em volta do dedo médio da outra;

   

http://www.odontolest.com.br/img/passoapasso02.jpg

2- Prenda o fio/fita esticado entre o polegar e o indicador, mantendo um pequeno espaço entre eles (+/- 3cm);

   

http://www.odontolest.com.br/img/passoapasso03.jpg

3- Deslize suavemente o fio/fita entre os dentes;

   

http://www.odontolest.com.br/img/passoapasso04.jpg

4- Curve o fio/fita, formando um “C” sobre a superfície de cada dente e deslize entre o dente e a gengiva;

   

http://www.odontolest.com.br/img/passoapasso05.jpg

5- Importante: apesar da dificuldade, não descuide dos dentes de trás, pois eles são os mais suscetíveis às cáries e às doenças da gengiva.

   

COMO ESCOVAR OS DENTES

A escovação correta é indispensável para uma dentição saudável, pois remove a placa bacteriana que se deposita na superfície dos dentes e nos espaços entre gengiva e os dentes, e age como preventivo contra as cáries e as doenças da gengiva.

- COMO FAZER A ESCOVAÇÃO CORRETA

http://www.odontolest.com.br/img/escovacao01.jpg

1 - Sem tirar a escova do lugar e formando um ângulo de 45° com gengiva, realize movimentos vibratórios dente-a-dente;

   

http://www.odontolest.com.br/img/escovacao02.jpg

2 - Na arcada superior, faça movimentos de cima para baixo, do lado esquerdo para o direito, nas duas faces dos dentes;

   

http://www.odontolest.com.br/img/escovacao03.jpg

3 - Na arcada inferior, faça movimentos de varredura, de baixo para cima, do lado esquerdo para o direito, nas duas faces dos dentes;

   

http://www.odontolest.com.br/img/escovacao04.jpg

4 - Nos dentes da frente superiores e inferiores, posicione a escova verticalmente na parte interna e faça movimentos de vaivém;

   

FLÚOR – A FORMA MAIS EFICAZ DE PREVENÇÃO

O flúor previne a cárie, evitando a desmineralização do dente. Além disso, seu uso diário também favorece a remineralização de pequenas lesões de cárie (manchas brancas), antes de se tornarem cavidades.

Por isso mesmo, o flúor em bochechos pode ser recomendado para todas as idades, sendo especialmente indicado a partir dos 6 anos, durante a fase de erupção da dentição permanente.

No adulto, os bochechos com flúor, além de prevenir cáries de esmalte e raiz, minimizam a sensibilidade dentária ocorrida em função da retração gengival, decorrente da propensão à doença periodontal, ou associada a uma escovação traumática.

Importante salientar quanto ao risco da ingestão frequente do flúor, principalmente em crianças, que pode provocar o aparecimento de manchas de fluorose dental (enfraquecimento da superfície dental), além de outros possíveis problemas de saúde, devendo ser totalmente evitada durante o uso. 

A aplicação tópica de flúor feita pelo Dentista em consultório, é um excelente, eficiente e seguro meio de utilização do flúor como prevenção de cáries, tratamento de hipersensibilidade dentinária e remineralização das superfícies dentárias, pois permite um maior controle de sua aplicação e risco de ingestão, além de se utilizar concentrações mais altas e eficientes.



Voltar

Rua Cussy de Almeira Jr., nº 765-A - Araçatuba - SP
CEP 16.010-400
Telefones: (18) 3622-3358 / 3625-2605 / WhatsApp 99672-3358