Ortopedia Funcional dos Maxilares

Breve explicação/benefícios da Ortopedia Funcional dos Maxilares na Odontologia

Se o bebê está chupando o dedo, o que ele pode estar querendo dizer?

- Uma abordagem ampla sobre a etiologia e prevenção do hábito de sucção digital baseada em evidências multidisciplinares.

- Por Andréia Stankiewicz, cirurgiã-dentista, especialista em odontopediatria e ortopedia funcional dos maxilares. Membro da ABONAM (Associação Brasileira de Odontologia Neonatal e Aleitamento Materno) e NEOM-RB (Núcleo de Estudos em Ortopedia dos Maxilares e Respirador Bucal).

Recomendações sobre a chupeta, baseadas em evidências.

A oferta da chupeta se difundiu amplamente na sociedade contemporânea. Trouxe consigo conveniência e comodidade, “simplificando” a tarefa dos adultos em acalmar o bebê. Alguns nem questionam, acostumados que estão em associar maternidade-chupeta-bebê; mas muitos se perguntam se deveriam ou não oferecê-la.

Reabilitação Neuro-Oclusal e Leis Planas de Desenvolvimento do Sistema Estomatognático.

RESUMO:
Esta revisão de literatura tem por objetivo mostrar ao cirurgiãodentista
clínico geral e ao especialista em Ortopedia Funcional dos
Maxilares uma visão geral sobre a Reabilitação Neuro-Oclusal e Leis
Planas de Desenvolvimento do Sistema Estomatognático.

 

NEI COSSIO SENANDES, RAFAEL FERREIRA, DANIEL RANGEL BRIZOLA.

Causas e Conseqüências da mastigação unilateral e métodos de diagnóstico do lado mastigatório com enfoque na reabilitação neuroclusal.

RESUMO O propósito deste artigo é mostrar para o ortopedista funcional dos maxilares assim como clinico geral, a importância do diagnóstico precoce da mastigação unilateral, para que possamos evitar uma série de alterações das estruturas que se relacionam com a mastigação. Devemos também compreender as possíveis causas e alterações para o sistema estomatognático da mastigação unilateral viciosa.

RAFAEL FERREIRA

 

Desmame precoce: implicações para o desenvolvimento motor-oral

Resumo Objetivo: revisar as estreitas relações entre o desmame precoce e seus reflexos no desenvolvimento motor-oral, enfocando as conseqüências na oclusão, respiração e aspectos motores orais da criança. Fonte de dados: foi realizada uma pesquisa bibliográfica relacionada à área de Pediatria, Odontologia e Fonoaudiologia, através do Medline entre o ano de 1960 e o ano 2001.