Educação Perinatal

Descrição

A Educação Perinatal é o processo de preparar as famílias sobre a gravidez, o parto e o pós-parto (ou puerpério), onde informações são passadas para que possam vivenciar este período de maneira natural, informada e consciente.

A Educadora orienta, auxilia, informa e apresenta as mudanças físicas e emocionais da gravidez, parto e puerpério; ajuda na elaboração do plano de parto; apresenta recursos não-farmacológicos para lidar com a dor e os desconfortos durante a gravidez, parto e pós-parto; colabora com a formação do vínculo mãe-bebê, com o aleitamento materno e incentiva práticas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e Medicina baseada em Evidências.

A Educadora Perinatal acompanha o processo de gestação e pode atuar através de consultorias particulares ou em formato de cursos de preparação para o parto.

A Educadora Perinatal colabora ainda com uma equipe de profissionais da área de saúde como ginecologistas, obstetras, enfermeiras, fisioterapeutas, psicólogas, nutricionistas, pediatras, entre outros.

A preparação para o parto aponta para a mulher condições para que ela construa uma maternidade ativa e consciente.