A Importância do Sono para a Saúde e Qualidade de Vida.

A Importância do Sono para a Saúde e Qualidade de Vida.

Esse é um assunto que tem sido muito comentado nos últimos tempos. Isso porque as pessoas tem dormido mal e em pouca quantidade, principalmente quem mora em cidades grandes. Então, é preciso dar mais atenção para o assunto e melhorar a qualidade do sono já!

A importância do sono para a saúde vai além da necessidade de descanso físico e mental de adultos e crianças. O sono está relacionado a diversos processos metabólicos que são importantes para a nossa saúde e bem-estar, pois fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios — como o de crescimento e insulina — consolida a memória, deixa a pele mais bonita e saudável, além relaxar e descansar a musculatura.

Quantas horas preciso dormir?

Mais importante que dormir muitas horas, é a qualidade do seu sono. Se você consegue ter um sono tranquilo e reparador, poucas horas são o suficiente. Não adianta dormir 8 horas se não for de qualidade. Para saber se a quantidade de horas que você dorme é suficiente, basta notar como você acorda pela manhã. Se acordar disposto e com energia, está ótimo! Mas se acordar cansado, precisa dormir mais e melhor.

A média de horas de sono da população brasileira hoje em dia é de apenas 6h e 30 min. Na maioria dos casos, esse número é considerado insuficiente. A quantidade de horas de sono recomendada varia de acordo com a necessidade de cada indivíduo, mas em média um adulto deve dormir de 7 a 8 horas por noite, já as crianças, por estarem em fase de desenvolvimento físico e mental, podem chegar a 11 horas de sono por noite.

Prejuízos à Saúde com a Falta do Sono

  • Afeta o equilíbrio, a atenção e a memória
  • Diminui o vigor físico
  • Envelhece a pele precocemente
  • Fica mais suscetível a infecções
  • Deixa o raciocínio mais lento
  • Causa sensação de olho pesado, sonolência e dor de cabeça
  • Deixa o organismo sujeito a doenças como obesidade, hipertensão e diabetes
  • Ocasiona dificuldade em adquirir conhecimentos
  • Altera o humor e causa irritabilidade
  • Deixa a aparência com ar de cansaço e causa olheiras

Mas, atualmente, dormir bem não é mais uma tarefa simples para todos. Com a rotina estressante, a má alimentação e a ausência de exercícios físicos, conseguir uma boa noite de sono tem sido cada vez mais complexo. Por isso, damos algumas dicas de saúde para você dormir melhor:

Dicas para dormir melhor

Para ter um sono de qualidade é preciso ter hábitos saudáveis antes de dormir e pequenas mudanças no estilo de vida podem colaborar para uma boa noite de sono.

Seguindo essas dicas você vai conseguir dormir bem. Mas se você tem algum distúrbio do sono o ideal é procurar orientação médica para identificar e ajudar resolver o seu problema.

De acordo com as autoridades da saúde esses problemas atingem cerca de 40% da população e tem uma grande influência no alto índice de acidentes de transito causados pelo sono, atingindo uma média de 7.000 mortes por ano.

Pessoas com apneia obstrutiva do sono, por exemplo, têm constantes paradas respiratórias durante à noite, que prejudicam o sono e trazem várias complicações à saúde, podendo até causar alterações nos vasos sanguíneos, semelhante ao que ocorre com indivíduos que têm pressão alta.

Ter qualidade de vida e saúde, incluem também a qualidade do seu sono. Respeite seu horário de descanso.

Conte com a VIVAVITA Odontologia & Saúde para ter um sono mais saudável e com qualidade. Nossos profissionais são especializados na área da Odontologia do Sono, e auxiliam adultos e crianças no tratamento de apneia do sono, ronco e terapia respiratória.

Depois de tudo isso, só o que nos resta é desejar uma ótima noite de sono a todos!