Estética

Descrição

Estética na OdontologiaEstética na Odontologia

Um dos principais objetivos da Odontologia, é o restabelecimento da saúde bucal do indivíduo levando em consideração as questões de estética, função e harmonia facial, sendo que para isso, contamos hoje com uma importante evolução da qualidade dos materiais utilizados e nas tecnologias associadas ao tratamento odontológico, nos permitindo aprimorar técnicas para construir sorrisos mais saudáveis e bonitos, com um olhar artesanal à harmonia estética de todos os elementos da face, atendendo os anseios do paciente, melhorando a sua autoestima  e devolvendo-lhe segurança para a sua mastigação e confiança na beleza do seu sorriso. 

A Odontologia Estética está relacionada a harmonia entre a cor, forma, disposição e o alinhamento dos dentes, e para isso dispomos de aparelhos ortodônticos totalmente estéticos, da utilização de materiais restauradores como as resinas compostas fotopolimerizáveis de última geração, das porcelanas que nos permitem reconstruções parciais ou totais dos elementos dentários através das várias opções de utilização, das cirurgias plásticas gengivais, dos implantes, além do clareamento dentário que muito contribui a melhoria estética do sorriso.

Porcelana

PorcelanaO crescente sucesso da transformação estética dos dentes é, em grande parte, devido aos avanços em restaurações de porcelana pura. A porcelana é biologicamente compatível e bem tolerada, tanto pelos tecidos duros (dentes) como pelos tecidos moles (gengiva) da boca. Atualmente, as restaurações de porcelana do tipo metal-free são consideradas mais agradáveis e com melhores resultados estéticos. Translucidez, estabilidade de cor e brilho permitem uma longa expectativa de duração, na maioria dos casos. A porcelana pode ser escolhida para uma lente de contato, faceta laminada, uma coroa em porcelana sobre dente, coroa de porcelana sob implante ou uma ponte fixa de vários dentes em porcelana. Um dente de porcelana, corretamente e artisticamente elaborado com cor e formato que sejam condizentes aos dentes presentes, é muitas vezes impossível de ser diferenciado visualmente.

PorcelanaPorcelana

 

Lentes de Contato e Facetas de Porcelana

Lentes de Contato e Facetas de PorcelanaAs facetas de porcelana são utilizadas para modificar a forma, a cor e até mesmo o fechamento de espaços entre os dentes. Os laminados de porcelana são usados para o recobrimento do lado externo dos dentes, aderindo-se ao esmalte. Chamamos lentes de contato as facetas de espessura extremamente fina ou quando não é necessário desgaste nos dentes. Esse tipo de tratamento é um dos procedimentos estético mais procurado pelos pacientes para a renovação total do sorriso. A faceta de porcelana apresenta uma superfície lisa e de cor natural, com uma estrutura cristalina que confere propriedades ópticas excepcionais semelhantes ao esmalte do dente e altamente resistentes ao manchamento, além de longa duração e resistência. Pelo fato da faceta ser uma camada fina de porcelana, com uma espessura semelhante a uma lente de contato, ela permite restaurar os dentes de forma pouca invasiva em diversas situações, incluindo descoloração e manchamento por antibióticos e fluorose; dentes que foram submetidos a tratamento de canal e dentes escurecidos pela idade. Outras indicações são pequenas fissuras e defeitos na superfície do esmalte, causados pelo envelhecimento e trauma. Restaurações antigas que apresentam desgaste e manchamento são facilmente recobertas por este procedimento e o fechamento de espaços entre os dentes anteriores proporcionam uma melhora da aparência e do sorriso. Devolvem ao paciente um sorriso estético e harmonioso de forma rápida, segura e durável.

Lentes de Contato e Facetas de PorcelanaLentes de Contato e Facetas de Porcelana

Restaurações com Resinas Compostas

A preocupação com a estética começa na etapa de restauração, quando o dentista busca recuperar a forma e a função do dente. As resinas compostas têm sido um dos avanços mais notáveis na odontologia estética. Elas estão disponíveis com diferentes graus de translucidez e sua facilidade de manipulação e combinação de cores as tornam uma ótima alternativa para a tratamento estético das lesões cariosas de dentes anteriores e posteriores. As restaurações em resinas compostas são feitas diretamente nos dentes. Muitos pacientes perguntam sobre a durabilidade das restaurações em resina. A vida útil de uma restauração estética em resina depende de muitos fatores, incluindo a natureza e extensão da lesão de cárie, o procedimento escolhido para o tratamento, a qualidade do material de restauração utilizado, e, principalmente, a habilidade do cirurgião dentista.

Restauração com resinas compostas - exemplo 1Restauração com resinas compostas - exemplo 2

Outros fatores, como a higiene oral do paciente, a oclusão e hábitos adversos também devem serem levados em consideração. As resinas compostas são a alternativa estética para as antigas restaurações metálicas em amalgama. Tradicionalmente, essas restaurações eram conhecidas como incrustações metálicas. Hoje, novos materiais como cerâmicas, resinas laboratoriais e cerômeros (Inlays e Onlays) substituem o metal, proporcionando resultados estéticos incríveis e duradouros.

Cirurgia Plástica Gengival

Estética - Cirurgia Plástica GengivalA cirurgia plástica gengival, também conhecida como gengivoplastia, é usada para corrigir o que é comumente referido como sorriso gengival. Um sorriso gengival é aparente quando a linha da gengiva parece estar cobrindo os dentes de forma excessiva, fazendo-os parecer curtos.

Esse procedimento tem como objetivo remover o excesso de tecido ósseo e gengival, expondo uma maior quantidade de dente natural e proporcionando um sorriso mais agradável. Isso pode ser feito em um dente, para igualar aos demais, ou em vários.

Após a remoção do excesso da gengiva, um refinamento deve ser feito, afinando o tecido gengival remanescente, de modo que o tecido pareça natural.

Uma nova alternativa ao bisturi para este procedimento é o laser. O laser pode reduzir a quantidade de anestesia dentária necessária, diminuir a quantidade de sangramento e inchaço e, consequentemente, um melhor processo pós-operatório ao paciente.

Clareamento Dentário

Clareamento Dentário - exemplo 1O clareamento dentário é o procedimento estético mais procurado entre os pacientes.

O clareamento caseiro e a aplicação no consultório sob supervisão do dentista têm atraído muito interesse. Seu objetivo é clarear os dentes, a fim de torná-los mais brancos.

Um bom diagnóstico da real cor dos dentes e o seu grau de manchamento, juntamente com um adequado planejamento do caso e atenção à técnica, fazem com que o branqueamento seja um tratamento mais simples e menos invasivo para branquear os dentes escurecidos e diminuir ou eliminar muitas manchas.

Clareamento Dentário - exemplo 2O método mediato, realizado fora do consultório, é uma das opções de clareamento. Ele é realizado através de géis clareadores e moldeiras em silicone individualizadas.

A técnica de clareamento imediato só pode ser realizada em consultório e sob a supervisão de um profissional. Nela, os géis clareadores têm a sua concentração mais alta que na técnica caseira e uma fonte de luz ou um laser pode ser direcionada sobre os dentes, promovendo uma aceleração da ação do gel clareador e aumentando a velocidade de clareamento, o que torna o processo mais rápido, além de promover uma maior proteção contra sensibilidades durante e/ou após o procedimento.

Em alguns casos, pode-se utilizar as duas técnicas conjugadas. Pode ser realizado em uma ou mais sessões, dependendo do caso.  

Aparelhos Ortodônticos Estéticos

Atualmente dispomos de vários dispositivos ortodônticos que cumprem de uma forma satisfatória os requisitos de estética durante o seu uso, promovendo a correção e o alinhamento do sorriso e devolvendo a sua funcionalidade.

Aparelhos Ortodonticos Estéticos - exemplo 1

Braquetes estéticos de safira, que é uma cerâmica monocristalizada, transparente, com ótima resistência a manchas e quebras, associada com fios ortodônticos estéticos, conferem um alto grau de satisfação aos pacientes com necessidades ortodônticas, além de atender as várias necessidades de correções.

Aparelhos Ortodonticos Estéticos - exemplo 2Aparelhos Ortodonticos Estéticos - exemplo 3

Aparelhos alinhadores transparentes nacionais e importados também cumprem um papel importante no quesito da estética, já que são praticamente invisíveis, ainda que com algumas limitações nas suas indicações clínicas.

Outra opção é a ortodontia lingual, que utiliza braquetes colocados nas faces internas dos dentes. O material é diferente para não ferir a língua e ele se aplica a todos os casos, porém, esses últimos, apresentam custos muito mais elevados.

Implantes

Estética - ImplantesUma das maiores evoluções na odontologia é a qualidade e quantidade de pesquisas que possibilitam o tratamento com implantes, permitindo que dentes perdidos sejam repostos por implantes com grande segurança. São procedimentos simples e rápidos, precedidos por tomografia para planejamento prévio.

Os implantes são posicionados na base óssea, e em caso de pouca espessura ou altura, é realizada cirurgia para enxerto que vai dar o volume ósseo necessário para a colocação do implante.

São indicados para repor um ou mais dentes e o tempo de espera depende da região, qualidade óssea e procedimento.

Vale a pena saber