Ortodontia

Descrição

Como o próprio nome já diz, Orto = perfeito, correto e Donto = dentes, a Ortodontia é uma especialidade que busca, principalmente, a harmonização dos arcos dentários, através do correto posicionamento dos dentes nos processos alveolares das suas respectivas bases ósseas. Objetiva uma perfeita relação oclusal tanto no sentido sagital, transversal e vertical, atuando também preventivamente no aparecimento e minimização dos problemas oclusais, contribuindo para um equilíbrio facial adequado.

O correto alinhamento dentário, além da sua importância estética, contribui parAparelho Ortodôntico Fixoa o estabelecimento e manutenção de uma melhor situação funcional, como a respiração, mastigação, fonação, deglutição, considerando a relação adequada entre os dentes superiores e inferiores. Porém, para que isso seja possível, é fundamental que as bases ósseas estejam bem desenvolvidas e relacionadas, proporcionando o perímetro ósseo suficiente para a acomodação de todos os dentes nos seus respectivos lugares. Isso também irá proporcionar uma melhor condição de higienização bucal, pois dentes mal posicionados dificultam a sua limpeza, proporcionando o aparecimento de cáries e doenças gengivais.

Apesar de abranger a quase totalidade das maloclusões, as técnicas ortodônticas destinam-se ao tratamento já na fase de dentição permanente completa, quando os problemas esqueléticos e funcionais já se encontram em grau mais elevado na sua patologia, e em muitos casos, já com limitações do potencial de crescimento do paciente.

Por isso, apesar de ter uma importância técnica e científica indiscutível, acreditamos que a combinação ou complementação terapêutica da Ortodontia com a Ortopedia Funcional e Mecânica dos Maxilares, é fundamental para o atendimento das reais necessidades dos nossos pacientes, em qualquer idade, sem uma prevalecer à outra, e sim se completando de acordo com o nosso correto e seguro diagnóstico.

Aparelho Ortodôntico EstéticoA Ortodontia é uma especialidade que dispõe de muitos Ortodontia Lingualrecursos tecnológicos, com vários tipos de aparelhos e técnicas, metálicos e estéticos, de fios com memória e ativados pelo calor da boca, braquetes autoligáveis (não precisa mais das borrachinhas), a ortodontia lingual, onde o aparelho é instalado pelo lado de dentro dos dentes, e outros acessórios que são constantemente atualizados pela indústria ortodôntica, satisfazendo as necessidades terapêuticas e estéticas dos profissionais e pacientes.

 

Alinhadores

 

Existem também aparelhos alinhadores transparentes e removíveis, que podem ser usados para corrigir alguns problemas que antes só poderiam ser corrigidos com os aparelhos fixos. O paciente só remove o aparelho para comer, escovar os dentes e passar o fio dental.

 

 

Com a chegada dos mini implantes ortodônticos, a mecânica corretiva ganhou novas possibilidades e abreviou muito a duração dos tratamentos com aparelho fixo, inclusive conseguindo movimentos dentários em adultos que antes não era possível, possibilitando o preparo para as reabilitações bucais, posicionando melhor os dentes para serem restaurados ou para confecção de próteses, recuperar espaços perdidos para possibilitar a implantodontia, enfim, é de extrema utilidade no planejamento das reabilitações bucais, abrindo um leque enorme de opções.

Miniimplantes Ortodônticos

 

O sucesso do tratamento ortodôntico depende tanto do ortodontista como também do paciente, que se esforçam lado a lado para obter o melhor resultado possível. Para atingir os objetivos do tratamento, o paciente deve manter seu aparelho sempre limpo, usar os aparelhos auxiliares e elásticos sempre que necessário, evitar a mastigação de alimentos mais duros para evitar quebras e descolamentos das peças do aparelho, e comparecer a todas as consultas.

Os pacientes que são assíduos e colaboradores conseguem melhores e mais rápidos resultados, e são presenteados com sorrisos perfeitos.